Dispositivo sensorial ajuda deficientes visuais a vivenciarem em detalhes uma partida de futebol

Dispositivo sensorial ajuda deficientes visuais a vivenciarem em detalhes uma partida de futebol. Foto: DivulgaçãoDispositivo sensorial ajuda deficientes visuais a vivenciarem em detalhes uma partida de futebol. Foto: Divulgação

Dispositivo sensorial criado por startup irlandesa ajuda pessoas com deficiência visual a “sentirem” o esporte e vivenciarem por completo uma partida de futebol.

+ Ele perdeu as 2 pernas em acidente bizarro e sobreviveu para contar sua história de superação

+ Meteorologista não segura as lágrimas ao comentar o poder de destruição do furacão MIlton

+ Ela decidiu passar 1 ano comprando só o absolutamente necessário e conta as mudanças positivas que isso trouxe para sua vida

Para portadores de deficiência visual, acompanhar uma partida de futebol, ou outros esportes de campo, pode ser uma experiência frustrante. Geralmente é necessário alguém que narre o jogo, uma pessoa que descreva todas as ações que estão acontecendo, em tempo real.

Mas uma startup irlandesa criou um dispositivo sensorial que promete ajudar fãs de esportes que são cegos, ou com deficiência visual, não apenas a ouvirem o jogo, mas também “sentirem” a ação, tornando experiência ao vivo muito mais inclusiva.

Batizado de Field of Vision, o dispositivo branco do tamanho de um tablet é estampado com as linhas de um campo esportivo e pesa menos de 1 quilo. Câmeras personalizadas posicionadas em vários pontos do estádio, usam inteligência artificial para seguir todos os detalhes relevantes  de uma partida e em cerca de meio segundo, essas informações são transmitidas para o aparelho.

Um pequeno anel magnético guia o dedo do usuário ao redor do tablet e seus movimentos são baseados nos movimentos da bola e onde ela está. O dispositivo também vibra para informar acontecimentos da partida, como a troca de um jogador, por exemplo.

David Deneher, cofundador da Field of Vision, disse à CNN que o dispositivo teve um feedback muito positivo: “O principal feedback que recebemos foi que ele realmente os faz sentir como se fizessem parte do jogo e estivessem vivenciando isso como todos os outros,” disse ele.

O mais importante, é que o dispositivo pode ser programado para vários esportes e quem sabe, no futuro, ginásios, campos de futebol e outros possam oferecer aos deficientes visuais uma experiência completa de um evento esportivo, pelo menos é isso o que os criadores do Field of Vision esperam.

“A longo prazo, queremos expandir para todos os principais esportes do mundo e fazer com que isso seja apenas um padrão para estádios e locais de eventos ao vivo dentro de sua infraestrutura”, disse Deneher.

Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Tudo do bem
Back to top